Ele é conhecido também como crédito pessoal. Ele funciona assim: você pega emprestado com um banco ou financeira uma quantia de dinheiro que deve ser devolvida em um prazo determinado, com juros acrescidos. Essas condições são determinadas antes do empréstimo ser realizado pelo banco ou instituições financeiras.
Sim, o seu empréstimo pode ser recusado por uma instituição financeira. É importante lembrar: nenhuma instituição financeira é obrigada a conceder um empréstimo financeiro a ninguém.
Cabe a cada empresa estabelecer seus critérios de aprovação, baseando-se em perfis de risco e consultas de crédito. Além disso, nem sempre as instituições financeiras divulgam os critérios utilizados para aprovação de perfil. Por isso, é importante manter bons hábitos financeiros.
Essa é uma modalidade de crédito indicada para quem precisa de dinheiro, sem precisar comprovar para que ele vai ser usado.
Por exemplo, você pode solicitar um crédito pessoal para quitar dívidas do cartão de crédito, pagar a escola das crianças que está atrasada ou até investir no intercâmbio do seu filho que quer viajar para o Canadá.
Atente-se apenas às taxas de juros: se elas forem menores do que, por exemplo, as taxas do cartão de crédito, vale a pena contratar um empréstimo pessoal.