CARNAVAL 2019 – SAÚDE E RESPONSABILIDADE EM 1° LUGAR

O Carnaval 2019 chegou e para curtir com responsabilidade é fundamental cuidar da saúde. Quem vai viajar, ficar na praia, curtir os blocos de rua ou festas precisa evitar os excessos. Confira algumas dicas para manter o pique e a segurança durante os dias de folia.

Evite excessos com o álcool

Bebidas alcoólicas são diuréticas e podem gerar quadros de desidratação e desmaios, principalmente no Verão. Por esse motivo as “ressacas” são mais fortes nesta época do ano e a melhor forma de evita-las é reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e intercalar com bebidas não alcoólicas. Controlar o quanto se ingere de álcool é a melhor dica para manter sua saúde no carnaval.

Cuidado com energéticos

A associação dos energéticos com bebidas alcoólicas pode acelerar os batimentos cardíacos e precipitar arritmias cardíacas, principalmente em quem já tem algum tipo de predisposição cardiovascular.

 

Hidratação

Lembre-se de beber pelo menos dois litros de água por dia. O calor do Verão, o efeito diurético do álcool e o gasto elevado de energia durante a folia podem te desidratar. Náuseas, dor de cabeça, sonolência e indisposição são alguns dos sintomas de desidratação e podem acabar com a festa antes do previsto. Além da água mineral, chás, água de coco e sucos naturais são ótimas alternativas para se manter hidratado.

 

 

 

Proteja-se do sol

Use protetor solar e reaplique a cada duas horas. Se possível evite exposição solar entre 10h e 16h, os raios UVB geram queimaduras de pele e os raios UVA têm participação no câncer de pele. No sol forte, óculos escuros e chapéus também são bem-vindos. Se for curtir o Carnaval na praia, não esqueça do guarda-sol.

 

Alimente-se bem

Para manter o pique é preciso tomar cuidado com a alimentação. Frituras, alimentos industrializados e doces são pobres em nutrientes e, associado a bebidas alcoólicas, podem provocar azia e má-digestão. Antes de sair de casa consuma alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), principalmente os integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente e garantem energia durante todo o dia. Entre um bloco e outro prefira alimentos leves como barras de cereais, barras de proteínas, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não passar mais de três horas sem comer.

Descanse bem

Passar muitas horas sem dormir prejudica a saúde. Na medida do possível intercale a folia com momentos de descanso para curtir melhor as festas.

Use camisinha

A camisinha é o único método anticoncepcional que também evita doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV.

Use roupas leves e sapatos confortáveis: vista roupas leves para evitar desconforto e desidratação. Procure calçados confortáveis para evitar a formação de calos e bolhas nos pés.



Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×
Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×