VERÃO: FIQUE ATENTO A HIDRATAÇÃO!

O verão chegou, e com ele as altas temperaturas. Nesta estação, devemos estar muito atentos a hidratação do nosso corpo!

A desidratação ocorre quando o corpo perde mais água do que é ingerido. Nós perdemos água em diversos momentos do dia como através do suor, urina, fezes, respiração, etc.

O corpo desidratado perde grandes quantidades de sais minerais que são responsáveis pela nutrição de nossas células, órgãos vitais e reações bioquímicas que necessitam de água para processos físicos.

A água é nosso principal regulador de temperatura corporal. Quando o corpo superaquece, é através da evaporação do suor, que a temperatura retorna a níveis normais e seguros para o corpo.

Sinais de desidratação

Podemos observar alguns sinas que o corpo nos dá quando está ficando desidratado como por exemplo:

  • Boca seca
  • Prisão de ventre
  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Indisposição e cansaço
  • Pele seca
  • Diminuição na produção de urina

Reposição de Líquidos

Embora tenha quem relate que não toma água porque não sente sede, é importante estar atento, pois sentir sede é sinal de que o corpo já está se desidratando. Em média é necessário consumir cerca de 2 litros de água por dia, incluindo sucos e água natural.

  • Inclua suco na dieta, pois ele possui vitaminas e minerais, mas não utilize como substituo da água, pois possui o açúcar das frutas e pode facilitar o ganho de peso.
  • Em locais abertos, como na praia, aproveite para tomar água de coco. Ela hidrata e repõe sais minerais.
  • Não utilize refrigerantes e suco artificiais como substitutos da água, pois são ricos em açúcares, sódio e aditivos químicos.
  • Monitorar a perda de líquidos verificando a cor da sua urina. Ela deve ser de cor amarelo pálido e não amarelo-escuro.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior à prática de exercícios físicos, pois elas elevam a possibilidade de desidratação.
  • Capriche na ingestão abundante de frutas e vegetais diariamente, pois ambos contêm altos níveis de água e são fonte de potássio e de nutrientes.
  • Tenha sempre em mãos ou próximo a você uma garrafa com água. Isso servirá de lembrete para ingerir a bebida com frequência.
  • Se mesmo assim você não se lembrar de tomar água, utilize a tecnologia a seu favor e inclua lembretes no celular, emitindo notificações a cada 30 minutos ou utilize um aplicativo para esta finalidade.
 
Lembre-se: beber água somente quando se sente sede é um grande erro, pois isso já é um sinal de que o organismo está se desidratando. O ideal é manter o corpo hidratado o tempo todo, pois ao menor indício de que o corpo está perdendo mais água do que o normal, o organismo tende a diminuir o metabolismo, dificultando até mesmo a perda de peso.

Atividades Físicas

Na hora da atividade física, principalmente nos dias mais quentes, o corpo perde muita água através do suor. Se não houver reposição, o corpo se desidrata. O suor em excesso causa a perda de eletrólitos, que são uma combinação de sódio e potássio, entre outros nutrientes. O ideal para hidratar durante o treino é a água, entretanto, dependendo da intensidade e tipos de exercícios, somente a água pode não ser suficiente para repor a hidratação. Para treinamentos pesados recomenda-se o uso complementar de isotônicos para compensar a perda de eletrólitos.

A desidratação é uma coisa à qual todos devem estar atentos, principalmente pessoas que praticam atividades físicas, pois ela ainda pode levar a problemas mais graves. A perda de água em excesso aumenta o ritmo cardíaco por causa da diminuição do volume sanguíneo. Isso pode levar a tonturas, espasmos musculares, dificuldade de concentração e até problemas renais. A hidratação antes, durante e após o treino é fundamental.

Se você gosta de curtir o verão e/ou pratica exercícios físicos, não esqueça de estar com a hidratação sempre em dia!

 

 

 

 



Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×
Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×