Festas de fim de Ano – Curta com saúde!

Festas de fim de ano – curta com saúde!

Mais um final de ano está chegando, uma época de celebrações, festas e confraternizações com amigos e família!

A ceia de Natal e a festa da passagem de ano são ocasiões onde nos alegramos, brindamos, festejamos, e se não estivermos atentos, o excesso de alimentos e de bebidas pode atrapalhar as nossas comemorações e causar consequências para nossa saúde.

O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida, passar muitas horas sem dormir e até mesmo se descontrolar com as finanças tem seu preço.

Exagerar nos pratos de fim de ano

Com a ceia posta à mesa e as diversas opções de pratos de fim de ano é difícil não encher o prato bem além do que a sua fome manda. O problema é que esta atitude, além de prejudicar a dieta, pode te deixar com indisposição para aproveitar a festa. Que tal fazer um prato equilibrado? Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos.

  • Não exagere em alimentos gordurosos e com excesso de açúcar e sal, principalmente se tiver doenças crônicas como hipertensão e diabetes, a sua saúde agradece.
  • Inicie as refeições com saladas, folhas, grãos, e até frutas, todos alimentos ricos em fibras, que aumentam a saciedade e fazem com que comamos menos.
  • Sempre coma algo em casa, de preferência saudável, como frutas ou uma salada antes de sair para confraternizações com amigos ou antes mesmo da ceia. Assim ficará mais satisfeito e comerá menos.
  • Prefira as frutas, aos doces. Escolha sempre as frutas da estação, mas também não exagere. Os carboidratos, principalmente aqueles refinados presentes nos doces são os principais vilões quando pensamos em alimentos que aumentam o peso e causam obesidade.

Exagerar nas bebidas

Espumante, vinho, cerveja, caipirinha. As festas de final de ano costumam ser recheadas de bebidas alcoólicas e extrapolar pode significar uma noite inteira passando mal e com uma ressaca daquelas. Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma.

Hidrate-se antes de consumir bebidas alcoólicas, e claro, não abuse. Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não.

Muito cuidado com a ingestão de bebidas alcoólicas! O excesso pode atrapalhar sua celebração. Principalmente esteja atento se for dirigir ou entrar no mar ou piscina, nunca o faça após ingerir álcool. Os seus reflexos ficarão alterados e acidentes podem ocorrer. Curta as festas com responsabilidade, o álcool pode por tudo a perder.

 

Dormir pouco

É hora de comemorar. Não é difícil encontrar pessoas que passam quase toda a época de fim de ano dormindo muito pouco. A concentração, o equilíbrio e a imunidade ficam prejudicados. Pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequentemente ficam mais suscetíveis à doenças. Outro fator preocupante é que estas pessoas acabam dirigindo mesmo nessas condições, correndo o risco de acidentes.

Acumular responsabilidades demais no fim de ano

Comprar presentes, agendar as férias, finalizar os trabalhos, terminar a faculdade, ocupar o tempo livre das crianças, organizar a ceia; a época de final de ano não é composta apenas de comemorações.

As responsabilidades também aparecem com força total, o que acaba deixando muita gente estressada e ansiosa. “O estresse de final de ano também precisa ser saudável. Quando ele passa dos limites, o organismo pode reagir, seja com crises alérgicas e até com problemas no estômago. Se sentir cansaço, é melhor relaxar, e fazer o possível para aliviar o estresse.

Extrapolar nas dívidas

Os presentes, as viagens, a ceia e tudo o mais que envolve dinheiro também podem fazer você perder o sono. Estourar o cartão de crédito e entrar no cheque especial também é característica da época de comemorações de fim de ano. O problema é que já entramos no ano novo com a conta no vermelho e as dívidas aparecem (ou crescem). “É importante lembrar que em janeiro as contas também são altas, como matrícula das crianças, IPVA, IPTU e outras. O ideal é planejar todos os gastos antecipadamente.

Para que possamos celebrar muitos mais anos pela frente, não precisamos fazê-lo de uma vez agora. Sempre use o bom senso, a moderação e aja com muita responsabilidade.

Aproveite suas festas com seus amigos e familiares. E prepare-se para um Ano Novo com paz, amor e saúde.

 

 

 

 



Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×
Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×