Nutricionista

 

Profissão: Nutricionista

A cada dia que passa, mais e mais pessoas estão preocupadas com o que comem. E, dentro desse contexto, um profissional tem se destacado: o nutricionista.

Entre as principais atividades desse profissional estão a prescrição de dietas específicas e individualizadas, a montagem de cardápios para estabelecimentos gastronômicos e a avaliação de carências nutricionais.

Justamente em função da busca cada vez maior por uma melhor qualidade de vida que uma boa alimentação pode proporcionar, o mercado de trabalho está aquecido e em expansão para os nutricionistas. Hospitais, restaurantes, empresas, atletas e pessoas comuns: todos hoje em dia precisam ou poderão precisar desse profissional.

O que faz um nutricionista? 

O nutricionista é um profissional da área da saúde que trabalha diretamente com a relação do indivíduo com os alimentos.

Seu principal objetivo é prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação a uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.

Embora não seja um médico, o nutricionista tem conhecimento sobre o funcionamento do corpo e organismo humano e, por isso, está apto a desenvolver os melhores cardápios e dietas para pacientes com problemas de saúde como diabetes, colesterol e pressão alta, bem como com disfunções alimentares.

Funções do nutricionista

Os nutricionistas podem desempenhar diversas atividades para a promoção e preservação da saúde e qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. Entre as principais funções, podemos destacar:

  • Elaboração de diagnóstico nutricional: prescreve dietas e suplementação nutricional  individuais ou de grupo tanto para portadores de doenças, em que o tratamento demande acompanhamento alimentar restrito e específico, quanto para pessoas sadias.
  • Controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios:seleciona fornecedores, faz o controle da matéria-prima, supervisiona a preparação dos alimentos com atenção especial para o estoque e estado de conservação nutricional.
  • Planejamento, administração e condenação de programas de alimentação de grupos: define cardápios balanceados e cuida da alimentação em empresas, escolas, abrigos, sistema prisional, hospitais, hotelaria

Áreas de atuação

Nutrição Clínica

Num atendimento individualizado, é traçado um diagnóstico nutricional do paciente para elaborar um cardápio alimentar que atenda às suas necessidades. Para tanto, é feita uma investigação do histórico de saúde do paciente e de seus familiares, incluindo hábitos alimentares, estilo de vida e exames bioquímicos.

Nesta área de atuação, o nutricionista trabalha para promover uma reeducação alimentar, seja para perda de peso,de função estética, ou para readequação da dieta em função de problemas de saúde.

O nutricionista clínico pode atuar em clínicas, hospitais, consultórios, ambulatórios e realizando atendimentos domiciliares.

Nutrição Esportiva

A nutrição, neste caso, tem como objetivo auxiliar atletas ou pessoas que praticam esportes/atividades físicas a melhor seu desempenho e recuperação após os exercícios.

O nutricionista com atuação esportiva pode fazer atendimentos individualizados, em que irá prescrever uma dieta específica para o perfil e objetivos do atleta, ou atendimentos coletivos, como por exemplo em clubes e academias.

Indústria alimentícia

Na indústria de alimentos, o nutricionista é o responsável pelo controle da qualidade dos alimentos produzidos e pelo acompanhamento de todo o processo de produção. É dele a função de orientar a equipe sobre preceitos de higiene – desde uniformização ideal e manuseio dos alimentos, até a melhor maneira de higienizar produtos e equipamentos, e também desenvolver o conteúdo nutricional que entrará nas embalagens.

Nutrição Coletiva

Diferentemente da nutrição clínica, em que o profissional trata do paciente de maneira individualizada, na nutrição coletiva o nutricionista cuida de um grupo de pessoas. Sua atuação, neste caso, pode ser em:

  • Restaurantes, cozinhas industriais, refeitórios: definição do cardápio a ser servido e acompanhamento do processo de preparo dos alimentos, prezando pela boa higiene, estocagem e conservação dos alimentos.
  • Vigilância sanitária: fiscalização de estabelecimentos que trabalham com alimentos e alimentação, a fim de garantir a qualidade do serviço prestado pelas empresas.

 

Marketing Nutricional

A partir de uma análise de um profissional de marketing que irá identificar o público-alvo e a melhor forma de comunicar a importância nutricional, o nutricionista deverá trabalhar para destacar o produto por seu valor nutricional. Ou seja, ele deverá identificar qual propriedade nutricional do alimento pode ser trabalhada na comunicação do produto. Ex.: rico em fibras, sem lactose, livre de sódio, teor reduzido de gorduras e etc.

Pesquisa

O nutricionista que optar por enveredar pela área da pesquisa pode desenvolver novos alimentos ou desenvolver pesquisas para avaliar efeitos que determinados alimentos ou produtos têm no corpo humano. Estes trabalhos podem ser realizados para a indústria de alimentos, laboratórios e universidades.

 

 



Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×
Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×