DIA MUNDIAL DA SAÚDE

 

Adotar um estilo de vida saudável ajuda a ter uma vida mais longa e melhor. Alguns aliados da longevidade são a prática regular de atividade física e a alimentação equilibrada, assim como a distância de comportamentos prejudiciais, a exemplo de tabagismo e alcoolismo. O envelhecimento é um processo natural, mas existem dicas para conseguir driblar este processo e diminuir o contato do organismo com substâncias que causam doenças, e, assim, se alcançar uma vida com qualidade e uma morte bem distante.

O que fazer para ter saúde à vida inteira?

  1. Fazer check-ups anuais

O acompanhamento com consultas médicas e exames de laboratório ou imagem, geralmente feitos a partir dos 30 anos, podem indicar doenças como colesterol alto, diabetes, pressão alta, nódulos na mama e próstata aumentada, por exemplo, e devem ser feitos de forma anual ou no tempo determinado pelo médico. Estes check-up´s são importantes para detectar qualquer sinal de doença o mais cedo possível, e tratar antes que sejam causados danos ao corpo.

  1. Ter uma alimentação saudável

Alimentar-se de forma saudável consiste em preferir comer frutas, verduras e legumes, além de evitar alimentos industrializados, pois contém aditivos químicos, como gordura trans, conservantes, glutamato monossódico, além de sabores, corantes e adoçantes artificiais que, ao serem consumidos, se espalham pela corrente sanguínea e causam uma série de eventos que causam envelhecimento do corpo. Além disso, é importante maneirar na quantidade de comida, pois comer pouco é uma forma de evitar a produção de substâncias e radicais livres que causam desgaste e envelhecimento.

  1. Praticar atividade física regularmente 

A prática de exercícios, no mínimo 3 vezes na semana, por 30 minutos, mas, idealmente 5 vezes na semana, melhora a regulação hormonal, a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas pelo corpo, fazendo com que os órgãos trabalhem melhor e fiquem saudáveis por mais tempo. O ideal é fazer uma atividade física que seja prazerosa e que esforce o corpo, mas não se deve chegar ao ponto de se esgotar ou desgastar demais. Também é importante ter 1 ou 2 dias de descanso, para ajudar na recuperação dos músculos.

  1. Não fumar

Existem quase 5.000 substâncias na composição do cigarro, sendo que mais de 50 são comprovadamente cancerígenas, pois causam efeitos tóxicos ao corpo, e provocam um envelhecimento mais rápido, por isto, para viver mais e melhor, é importante se livrar deste vício. Quando quem fuma deixa este hábito, os efeitos ruins do cigarro são gradualmente diminuídos no corpo desde o primeiro dia, até que, em 15 a 20 anos, os riscos desaparecem completamente, por isto, parar de fumar é um grande passo contra o envelhecimento e a formação de câncer.

  1. Não se expor ao sol sem proteção

Os raios do sol contém radiação UV que, quando em excesso, provocam lesões e envelhecimento da pele, além de aumentar o risco de câncer e diminuir a imunidade. Por isso, é muito importante usar protetor solar e, em dias ensolarados, é recomendado utilizar chapéus e óculos escuros, além de evitar ir à praia e ficar ao sol entre as 10h da manhã e 4h da tarde.

  1. Controlar o estresse

O estresse e ansiedade em excesso aumenta a produção de hormônios ruins pelo corpo, como adrenalina e cortisol, que aceleram a velocidade de envelhecimento e aumentam as chances de desenvolver doenças, como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas. Para evitar este efeito, é importante manter hábitos que aumentam o bem-estar, mantendo a positividade e bom humor, além de fazer atividades que auxiliam o bom funcionamento da mente, como yoga, tai chi, meditação, reiki e massagens, que retardam o envelhecimento.

  1. Dormir bem

Mau humor e falta de concentração não são os únicos problemas de dormir mal. Lapsos de memória, aumento de peso, diabetes tipo 2, hipertensão, ansiedade e depressão podem surgir. Para ter uma boa noite de sono, ingira cafeína no máximo até seis horas antes de dormir. Não tenha televisão, computador e celular no quarto. A luz inibe a produção de melatonina. O hormônio ajusta nosso relógio biológico. Durma de 7 a 8 horas por noite seguindo essas dicas, seu corpo vai agradecer com muita disposição.

Envelhecer com saúde não é algo impossível de se conquistar. Claro que nada é conquistado sem esforço e dedicação. Então, repense suas atitudes, valorize o que está dando certo e busque maneiras de melhorar ações que possam estar atrapalhando o envelhecimento saudável.



Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×
Assine nosso guest news

Subscribe to our mailing list

* indicates required
 

×